O pai, que é separado da mãe, tentou contato por telefone durante a manhã, mas sem sucesso. Por volta das 13h, foi até a casa e encontrou a mulher dormindo sobre o bebê, que já estava sem vida.
Um bebê de apenas 1 mês morreu nesta terça-feira (17), no bairro Vale Verde, em Araraquara (SP), após a mãe adormecer enquanto estava com a criança na cama. De acordo com as informações apuradas, a mulher amamentou o menino por volta das 7h e, em seguida, ambos deitaram em uma cama de casal.
O pai da criança, que é separado da mãe, tentou contato telefônico ao longo da manhã, mas não conseguiu falar com ela. Por volta das 13h, o homem foi até a residência e encontrou o portão apenas encostado. Ao entrar no imóvel, se deparou com a mulher dormindo sobre o bebê, que já estava sem sinais vitais.
O pai orientou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fosse acionado, mas acabou levando o filho de bicicleta até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale Verde. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o bebê deu entrada na unidade em parada cardiorrespiratória. A equipe médica realizou manobras de reanimação, porém a criança não resistiu.
Segundo avaliação inicial, não foram constatados sinais aparentes de maus-tratos ou violência. Ainda assim, conforme protocolo, a polícia foi acionada. O caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — no Plantão Policial e será investigado por meio de inquérito pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.
A Prefeitura informou que o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para apuração da causa da morte. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmou a ocorrência e informou que diligências estão em andamento para esclarecer todas as circunstâncias do caso. As autoridades seguem apurando os fatos.



