Menina de 3 anos morre por meningite em Leme (SP); caso é considerado isolado

11 salas de vacinação funcionam das 7h às 17h. Além disso, no Dia D de vacinação, que será realizado no sábado (18), o atendimento será das 8h às 16h, reforçando a importância da imunização contra a doença.

Uma criança de 3 anos morreu em decorrência de meningite no domingo (12), em Leme (SP). Um exame confirmou a doença, embora o tipo ainda não tenha sido identificado.

Segundo informações, a menina começou a passar mal na sexta-feira (10) e foi atendida em um hospital particular. No domingo, os pais retornaram com a filha em estado mais debilitado. Ela foi internada e transferida para Araras, mas não resistiu.

Amostras foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz. Os hospitais da Unimed de Leme e Araras informaram que não vão se manifestar sobre o caso até a conclusão da apuração dos fatos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, sendo transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de outra pessoa. A forma mais eficaz de prevenção é manter a caderneta de vacinação atualizada.

A Prefeitura de Leme afirmou que se trata de um caso isolado e que todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos rigorosamente. Não há necessidade de fechamento de escolas. A Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual foram notificadas, e todas as pessoas que tiveram contato direto com a criança estão sendo acompanhadas de perto.

Em Leme, 11 salas de vacinação funcionam das 7h às 17h. Além disso, no Dia D de vacinação, que será realizado no sábado (18), o atendimento será das 8h às 16h, reforçando a importância da imunização contra a doença.

A Prefeitura reforça a importância da vacinação e da atenção aos sinais da meningite, que incluem febre, dor de cabeça intensa, vômitos e rigidez no pescoço.